O Call to Action, CTA, ou, simplesmente “chamado para ação”, é um dos elementos de maior importância nas operações de marketing. Direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online é o seu principal objetivo, além da potencialização de engajamento.
Nesse sentido, há uma enorme variedade de propósitos que o CTA pode apresentar de acordo com o contexto da página que ele se encontra
O que é Call to Action?
O CTA é uma chamada! Comumente elaborada por meio de um link ou botão com uma cor de destaque. Ele explora termos no imperativo indicando ao usuário o que deve ser feito.
Geralmente, o convite é desempenhado em sites, e-mails, redes sociais e anúncios. Utilizam expressões como: “deixa o seu comentário”, “arrasta para cima” ou “clica no link”, dentre outras pluralidades.
Fonte: Blog ABContent
10 ideias para engajar o seu negócio com o Call to Action:
- Defina uma persona
Antes de adicionar CTA na sua página, identifique uma persona. Assim, será mais simples criar um caminho de gatilhos que seu visitante tenha curiosidade de saber mais e navegar em seu site.
- Escolha o melhor lugar para o Call to Action
O posicionamento do chamado de atenção de forma favorecida na estética da página é de grande importância para o usuário identificá-lo. Por isso, garanta que seja visível e acessível.
- “Entenda como funciona” ou “saiba mais”
O cliente percebeu um problema e precisa resolvê-lo, porém ainda não conhece o seu negócio e consequentemente como o seria útil. Esse tipo de informação é o que o potencial consumidor quer saber, já que há interesse em entender como funciona o processo de sua empresa!
- “Nosso trabalho” ou “o que fazemos”
Nesse CTA, necessariamente, o usuário visitante deve estar mais curioso em relação ao portfólio do negócio. Logo, com a ação, o leitor será levado para uma página onde conhecerá melhor as soluções oferecidas pela empresa.
Fonte: Site da ESPM JR.
- Crie um texto realmente atraente
Quem deseja alcançar? Quais ações esperadas? E por que ela deve ser feita?
Faça um texto atraente e objetivo no seu conteúdo, expondo os benefícios de seu negócio para que o usuário clique visando compreendê-los de maneira mais clara!
- Entre em contato conosco!
O cliente já observou o que seu negócio tem a oferecer, gostou, e talvez tenha alguma dúvida apesar de estar muito mais preparado para consumir do que anteriormente. Dessa forma, o contato pode ser pelo email ou redes sociais, por exemplo!
- “Aproveite o tempo limitado!”
Desperta um gatilho mental! Chamada com foco em acelerar o processo da tomada de decisão do potencial cliente que considera seu produto ou serviço a um tempo! Essa CTA é ideal para ser inserida na página de vendas, após apresentar sua oferta.
- “Participe! Faltam xx segundos ou dias!”
Ative um gatilho mental da escassez. Se o visitante não agir com rapidez, perderá a oportunidade de compra, visto que não há abundância de tempo!
Fonte: Freepik
- Sem complicações!
Não ter que lidar com o cancelamento caso a solução não seja como esperada, seria menos uma dor de cabeça! Por essa razão, algumas marcas trazem a ideia de que caso seja necessário cancelar o serviço, será de forma muito simples, para desse modo, tentar convencer o cliente!
Fonte: Site Minha operadora
- Compartilhe para que mais pessoas saibam disso!
O Call to Action para compartilhamento. Com essa estratégia, seu negócio vai engajar e ganhar mais visibilidade à medida que os visitantes de sua página compartilharem com conhecidos!
Fonte: Site Migalhas
E você, já faz uso de estratégias visando o engajamento da sua empresa? Não perca tempo, aplique o Call to Action no seu negócio objetivando técnicas de marketing transformadoras para alavancar o seu empreendimento.
Entre em contato conosco e agende a sua reunião com a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.