O marketing desempenha uma das funções mais estratégicas dentro das organizações. É através das ações desenvolvidas por esse setor que produtos, serviços e marcas tornam-se mais atraentes para o consumidor. Portanto, estas e outras funções ajudam a entender a importância do planejamento de marketing para as empresas.
Atualmente ainda existem muitos gestores que negligenciam esta etapa e acabam investindo em campanhas mal planejadas. Na maioria destes casos as possibilidades de ganhos são reduzidas consideravelmente.
Um bom posicionamento no mercado depende também de como é trabalhada a imagem da marca. Antes de darmos prosseguimento na importância do assunto, vamos entender melhor o que é este planejamento de marketing.
Fonte: Pexels
O que é o plano de marketing?
Basicamente, é uma atividade na qual a empresa identifica e organiza estratégias que permitam alcançar um determinado objetivo.
No plano de marketing cada ação a ser tomada estará detalhada. Além disso, registram-se fatores como a identidade da marca.
Este planejamento pode ser aplicado à empresa como um todo, ou destinar-se às campanhas de produtos e/ou serviços.
Para quem busca atingir resultados, ele é indispensável, já que unifica os esforços para divulgação e crescimento do negócio.
Listamos o que ocorre quando o planejamento de marketing é realizado adequadamente, confira a seguir.
Melhor percepção da concorrência e do próprio negócio
Para realizar um plano de marketing é preciso analisar o mercado onde a empresa se encontra. Uma análise detalhada da concorrência dá ao negócio uma visão mais precisa do mercado, podendo relevar ameaças e oportunidades do negócio.
Além disso, ajuda a conhecer melhor o público, mercado e o próprio empreendimento. Assim, suas ações, além de precisas, tratam de objetivos possíveis de serem alcançados.
Já na análise interna, o exame minucioso da empresa revela pontos fortes e fracos. Portanto, aqueles que devem ser reforçados e corrigidos, respectivamente.
Ao identificar estes fatores, a empresa tem indicação de onde melhorar suas práticas. De tal modo que as alterações estejam sempre alinhadas aos objetivos do plano de marketing.
Orienta a tomada de decisões
O filósofo romano Sêneca disse uma vez que “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Saiba que o planejamento de marketing é a carta de navegação que servirá para orientar a sua empresa.
É por isto que muitas decisões importantes e estratégicas serão tomadas com base neste plano. Em geral são as ações necessárias para alcançar os objetivos delimitados para um determinado período. Com este direcionamento, a chance de alcançar resultados relevantes aumenta.
A empresa conhece melhor o público-alvo
Para iniciar o planejamento de forma adequada é necessário conhecer seu público-alvo.
É por isto que um dos benefícios que um bom planejamento de marketing pode trazer para o seu negócio é o conhecimento a respeito dos clientes. É a partir deste entendimento que a organização desenvolverá ações que falem melhor às demandas da audiência.
Dessa forma, definir uma persona – cliente ideal – que será atendido pelo seu negócio é um conhecimento que oferece insights valiosos para todo gestor.
Ao definir quem é este personagem, a empresa passa a entender melhor as necessidades do cliente.
Assim, as suas ações se adequam de forma mais assertiva ao público. Um esforço que melhora atração, conversão e uma posterior fidelização.
Um bom planejamento de marketing é estruturado pensando no seu público, não se esqueça! Se as campanhas são precisas e eficazes os benefícios vêm em forma de conversão e fidelização.
A empresa ganha autoridade no mercado
Quando uma organização sabe o que faz e se posiciona com assertividade na comunicação com o público-alvo, ela ganha autoridade. Isto significa que o negócio torna-se referência para o consumidor, veículos de comunicação e até mesmo para os concorrentes.
Trabalhos bem organizados e análise de resultados
A importância do planejamento de marketing para as empresas também reside na forma como ele ajuda a organizar o trabalho e torna mais fácil o acompanhamento e a análise de resultados.
Afinal, é feita uma definição clara de metas, etapas, prazos e ações a seguir. Por isso, as informações organizadas desta forma são mais facilmente absorvidas pelas equipes.
Outro benefício está na definição de métricas de desempenho, pois é a ferramenta que apontará erros e acertos das suas estratégias. Algo fundamental para estabelecer ações corretivas e investir no que está dando certo.
Para saber mais, siga-nos nas redes sociais para receber as próximas postagens e contacte a ESPM Jr através deste link: https://blog.espmjr.com/. Há 20 anos ajudamos no desenvolvimento de empresas.
ESPM Jr – A solução para o sucesso do seu negócio